Como se preparar para fazer a cirurgia refrativa

cirurgia refrativa

Sumário

Cirurgia refrativa como ter a liberdade tão desejada?

Para aqueles que não veem a hora de se livrar dos óculos e das lentes de contato, saiba o que é preciso fazer para saber se você está apto a realizar a cirurgia que será capaz de te dar essa liberdade, a cirurgia refrativa.

Primeiro de tudo é necessário marcar uma consulta com o médico oftalmologista especialista na cirurgia refrativa que verificará se o grau (o erro de refração) pode ser tratado e se está estável. Serão feitos exames complementares que mostrarão qual é a anatomia da córnea, região do olho que será aplicado o laser que irá tratar o grau e, por fim, se estiver tudo bem, marcar a cirurgia de fato.

Onde é realizada a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é realizada em centro cirúrgico pois necessita de um ambiente estéril para se evitar qualquer tipo de contaminação. Normalmente é realizada os 2 olhos no mesmo dia (caso o paciente vá operar os 2), opera-se um e logo em seguida opera-se o outro. A anestesia usada é tópica, ou seja colírio, e a técnica escolhida dependerá de cada paciente, ou seja personalizada.

Quais as técnicas usadas na cirurgia refrativa?

Existem basicamente 2 técnicas usadas, o PRK e o Lasik. Depois de preparada a córnea ocorre a aplicação do laser que “queima” a córnea esculpindo-a e colocando o foco exatamente em cima da retina. É um procedimento relativamente rápido que gira em torno de 10 minutos por olho.

Após a cirurgia o paciente poderá ficar com uma lente de contato sem grau, que funciona como um curativo para proteção dessa córnea que foi tratada, e será retirada em consultório no pós-operatório. O paciente usará alguns colírios no pós-operatório para uma boa recuperação e para não ter o risco de pegar alguma infecção.

Independente da técnica utilizada, Lasik ou o PRK, para o pré-operatório serão necessários os mesmos exames. 

Cirurgia refrativa usando a técnica PRK

Durante a cirurgia em que se usa a técnica de PRK, o médico irá fazer a retirada do epitélio (uma das camadas da córnea) e após essa retirada aplicará o laser que fará a correção desejada.

O paciente irá embora com uma lente de contato em que somente o médico irá retirar em consultório. É uma técnica relativamente mais tranquila pro paciente no ato cirúrgico porém um pouco mais dolorida no pós-operatório.

Cirurgia refrativa usando a técnica LASIK

No Lasik, ocorre um corte na córnea chamado de Flap, levanta-se esse flap e aplica-se o laser. Depois de aplicado o laser, volta-se o Flap para a posição inicial, podendo se colocar uma lente de contato terapêutica ou não.

Essa técnica é um pouco menos dolorida no primeiro e segundo dia de pós operatório do que no PRK mas devido ao aparelho utilizado no corte do flap, poderá ser mais aflitivo para o paciente, durante a cirurgia.

Cuidados após a cirurgia refrativa

Ambas as técnicas são totalmente indolores durante o ato cirúrgico. A visão nos primeiros dias poderá oscilar, e ficará mais estável e mais nítida ao final do primeiro mês, portanto o paciente não deve se preocupar se caso a visão estiver embaçada nos primeiros dias, mas sempre com acompanhamento e orientação de um médico oftalmologista especializado no assunto para poder avaliar se está tudo ocorrendo bem e conforme o previsto. 

Alguns cuidados além de aplicação de colírios, deverão ser tomados pelo paciente como uso de óculos de sol quando exposto ao sol por no mínimo três meses após a cirurgia refrativa, não coçar os olhos (que é bom evitar sempre), um mês sem usar maquiagem e um mês sem usar a piscina,dentre outros cuidados necessários. 

O paciente não precisará ficar muitos dias afastado de seu trabalho, esse afastamento poderá ocorrer de 4 a 10 dias dependendo de sua atividade laboral. 

Dependendo da técnica cirúrgica escolhida para o paciente, ele deverá voltar ao consultório de três a quatro vezes no primeiro mês para ver se tudo está ocorrendo bem. 

Depois as visitas irão ocorrer por volta de 2 a 3 vezes nos 6 primeiros meses pós operatório e depois anualmente para uma rotina adequada. Importante deixar claro que apesar do paciente estar com uma visão excelente, ele ainda deverá fazer suas consultas de rotina anuais para avaliação de sua acuidade visual, fundo de olho, pressão intraocular, entre outros exames.

Onde fazer a cirurgia refrativa?

Na Safira Clínica Integrada o paciente será avaliado e operado pela Dra Adriana, que dará todas as explicações e orientações para um procedimento e pós operatório de sucesso.

Leia também: Cirurgia Refrativa: o que é e quais os benefícios

Siga nosso Instagram: @safiraclinicaintegrada

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn